IICT  

História

Área científica com profundas raízes e tradições no IICT (sucessor da antiga Junta de Investigações do Ultramar), a História continua a ocupar neste organismo o maior número de investigadores em ciências sociais e humanas. Durante o Estado Novo a preocupação dominante incidiu no estudo das descobertas geográficas e das realidades coloniais, com especial destaque para a história da náutica, da cartografia e da missionação. Sem abandonar estas linhas de pesquisa, a História no IICT orientou-se progressivamente, desde 1974, para novos objectos de estudo no domínio da história do império português, das histórias de África e da Ásia, da história militar e marítima, do encontro de culturas, das minorias étnicas e do legado lusófono no mundo. Paralelamente, a pesquisa em história da ciência tem vindo cada vez mais a ser dirigida para o estudo das colecções e acervos documentais à guarda do IICT. Neste âmbito, o CHist (Centro de História) contribui para o ACTD através da disponibilização de textos históricos (fontes e estudos) que se encontram no domínio público, publicados quer pelo IICT e pelos organismos que o precederam, quer por outros editores portugueses e estrangeiros.

Contactos

Colecções

Separatas Verdes

A série “Separatas”, conhecida na comunidade científica como “Separatas Verdes”, por associação visual à cor das suas capas, teve início em 1961. Tinha como objectivo a publicação autónoma de artigos e comunicações científicas já publicadas, de forma dispersa, em diferentes colectâneas, revistas, actas de congressos e encontros, em domínios como a História da Náutica e da Cartografia, alargados, posteriormente, à História da Expansão, para lhes conferir maior visibilidade e acessibilidade.

Gavetas da Torre do Tombo

Os 12 volumes das Gavetas da Torre do Tombo, editados entre 1960 e 1977 pelo Centro de Estudos Históricos Ultramarinos da então Junta de Investigações Científicas do Ultramar, integram um riquíssimo património documental do séc. XII ao séc. XVIII, reunindo itens constantes em 23 gavetas. Muitos dos volumes são hoje já impossíveis de adquirir, esta edição vem facilitar a um público interessado o acesso a esta obra. Edição digital organizada por Miguel Jasmins Rodrigues.

Boletim de Timor

A colecção do AHU do Boletim Oficial de Timor está digitalizada na íntegra (anos de 1883 a 1975) e pode ser consultada on-line.