[Álbum fotográfico nº19] Missão Hidrográfica de Angola 1936-1941, vol.1
Missão Hidrográfica de Angola, criada pelo Decreto 26 888, de 14 de Agosto de 1936. Nesse mesmo mês, o “Beira” passou a navio hidrográfico e foi destinada à missão hidrográfica de Angola, resultado da colaboração tripartida entre os Ministérios da Marinha e das Colónias e o Governo de Angola. O navio chegado a Luanda em Novembro de 1936, iniciou os seus trabalhos no ano seguinte dando apoio aos trabalhos de hidrografia nos portos de Luanda e Lobito e Baía Farta. Em 1938, nos portos de Mossâmedes, Benguela e Baía dos Elefantes. No ano de 1939, nos portos do Cuío, Porto Amboim e Baía de Santa Maria. Em 1940, na Baía das Luciras e, finalmente, em 1941, nas baías de Baba e de Porto Alexandre. A utilização do navio possibilitou à Missão Hidrográfica de Angola produzir, num curto espaço de tempo, a carta hidrográfica nº. 309, (desde a foz do Rio Cubal da Hanha até ao Cabo de Santa Maria), a carta nº. 310 (desde o Cabo de Santa Maria à Baía de Baba) e ainda os planos hidrográficos das baías de Luanda, Lobito, Benguela, Farta, dos Elefantes, de Santa Maria e de Porto Amboim e dos portos do Cuío e de Mossâmedes. Após cinco campanhas hidrográficas, cujo alcance se revelou da maior importância em termos económicos e também para a soberania portuguesa em Angola, o navio hidrográfico “Beira” foi, em 1 de Setembro de 1941, abatido ao Efectivo dos Navios da Armada. in Revista da Armada, n.º 459, Janeiro 2012. Levantamento efectuado pela Missão Hidrográfica da Colónia de Angola. 1939. N. H. "Beira". Cap. Ten. engº hidgº Manoel Afonso Dias, Cap. Ten. engº hidgº Ernesto da Fonseca Lourenço, 1º Ten. eng. hidgº Manoel Pires de Matos, 1º Ten p.a. António Guerreiro Telo Pacheco, 2º Ten. Eugénio Ferreira de Almeida, 2º Ten. João de Arantes e Oliveira; Local: Angola; Data: 1936-1941