IICT ACTD

Depoimento de António Morais Romão Serralheiro

Depoimento de António Morais Romão Serralheiro. 2010-02-10.
Document type: MO multimedia
Collection: Memória oral  
Attached Files
Name Description MIMEType Size Downloads
ACTD_Depoimento_AS.pdf   application/pdf 111.44KB 41

Título Depoimento de António Morais Romão Serralheiro
Entrevistado António Morais Romão Serralheiro
Biografia Resumida Nasceu em Runa (Torres Vedras) em 1927. Licenciado em Ciências Geológicas (1956?) e doutor em Geologia (1978) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pertenceu ao Laboratório de Estudos Petrológicos e Paleontológicos do Ultramar, da Junta de Investigações do Ultramar, integrou a Brigada de Estudos Geológicos do Estado da Índia (1960-61) e foi chefe da Missão de Geologia de Cabo Verde (1963-1979?). Professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Resumo "Nesta entrevista António Serralheiro fala sobre as primeiras colheitas de fósseis efectuadas ainda na infância e adolescência e durante o curso universitário de Geologia na Faculdade de Ciências de Lisboa. Nesta entrevista aborda a situação política nacional que o impediu de leccionar na universidade. Inicia assim a sua vida profissional na Companhia de Diamantes de Angola (DIAMANG), onde esteve 3 anos. Posteriormente fez parte da equipa da Brigada de Estudos Geológicos do Estado da Índia e sobre esta experiência refere o trabalho realizado, a equipa, as instalações, mas também os momentos vividos durante a invasão de Goa e a consequente retirada da equipa. No regresso a Lisboa, é integrado no LEPPU (Laboratório de Estudos Petrológicos e Palenteológicos do Ultramar), onde procede ao estudo de fósseis no
Devónico da Guiné. Em 1963 faz trabalho de campo em Cabo Verde, na área da Vulcanologia, em colaboração com a Brigada Geomagnética, e posteriormente na Missão Geológica de Cabo Verde, de que foi responsável. Refere como era efectuada a preparação dos trabalhos de campo tendo em vista a elaboração das cartas geológicas, qual a logística necessária, as metodologias de observação e recolha dos materiais, etc. Nesta entrevista, António Serralheiro fala ainda da saída da JIU e do seu ingresso na Faculdade de Ciências como assistente, tendo chegado a Professor Catedrático. As ligações entre a universidade e a Junta são também objecto de reflexão neste depoimento."
Local Lisboa
Data 2010-02-10
Língua Português
Palavras-chave / Keywords
1.Geologia
2.Paleontologia
3.Vulcanologia
4.Companhia dos Diamantes de Angola
5.Goa
6.Cabo Verde
7.Guiné
8.PIDE
9.LEPPU
10.Guerra Colonial
11.Faculdade de Ciências
12.Brigada de Estudos Geológicos do Estado da Índia
13.Missão Geológica de Cabo Verde
Tipo de recurso sound recording-nonmusical
Suporte MP3
Duração 01:23':48"
Entrevistador Cláudia Castelo
Registo e Edição Cláudia Castelo
Copyright IICT
Proveniência Projecto «Património científico: colecções e memórias»
Instituição Detentora IICT
 
 
Access Statistics: 284 Abstract Views, 41 File Downloads Detailed Statistics
Created: Thu, 31 Jan 2013, 16:30:29 WET by Administrator. Detailed History